David Luiz fala sobre Gabigol, Vinicius Junior, os torcedores do Flamengo e suas chances de acabar com o monopólio do Mundial de Clubes da Europa.
Uma touca de banho foi colocada sobre seus cachos extravagantes, uma peruca branca colocada sobre ela. Uma barba falsa foi aplicada em seu queixo, maquiagem em seu rosto, uma barriga falsa amarrada em seu abdômen de tábua de lavar. David Luiz escorregou em calças vermelhas brilhantes, uma jaqueta combinando e botas pretas, amarrado em um cinto preto e saiu para se disfarçar de Papai Noel para crianças na Escola Flamengo Social Mangueira, em uma favela do Rio de Janeiro.
O disfarce funcionou, assim como os brinquedos que a Patch infamemente fabricou em Papai Noel: O Filme. David Luiz já tem um dos rostos mais detectáveis do futebol. A bola que ele tinha nos pés era uma dádiva de pedra. O ex-zagueiro do Chelsea, Paris Saint-Germain e Arsenal foi assediado.
David Luiz graciosamente passou as próximas horas conversando e jogando futebol com as crianças atingidas pelas estrelas. Então ele entregou a cada um deles um presente. Quase todos eles pediram um segundo presente.
Não é que eles fossem ingratos pelos caminhões de brinquedo, bonecas e jogos que recebiam, ou estavam sendo atrevidos. É que eles há muito tempo estão obcecados por um presente David Luiz é um dos poucos homens no planeta que podem ajudar a aproveitar.
É que o clube de futebol que para eles é religião ficou obcecado por um presente para sempre e um dia – antes de nascerem, antes mesmo de seus pais nascerem. Desde que Zico e companhia venceram o Liverpool em 1981, todos os flamenguistas estão apaixonados por um segundo troféu global.
David Luiz está pronto para ir ao Mundial de Clubes da FIFA Marrocos 2022™ em busca desse ouro.
David Luiz: Eu trocaria, sem dúvida, ser eleito o segundo melhor jogador daquele torneio pelo título. Infelizmente o Corinthians jogou muito bem naquele dia. Especialmente Cássio, que foi excepcional e foi eleito o melhor jogador do torneio. Isso é futebol. Mas, como jogador de futebol, você sempre quer estar jogando nas maiores competições, e o Mundial de Clubes é aquele em que todo jogador quer jogar. Em inúmeras ocasiões eu ganhei; em inúmeras ocasiões eu perdi. O Mundial de Clubes está faltando na minha coleção, então agora estou em uma missão para ganhar este título.
Imagem Site Fifa
O que achou da derrota do Flamengo na prorrogação para o Liverpool na final do Catar 2019?
Acho que o Flamengo jogou muito bem naquela final, mas infelizmente ficou aquém. Não esqueçamos que o Liverpool foi uma força poderosa naqueles anos. Eles eram bons em todos os lugares – indo para frente, defensivamente. Eles não ganharam a Liga dos Campeões, a Premier League à toa. Então, acho que o Flamengo fez muito bem em dificultar muito para uma equipe assim.
Você ajudou o Flamengo a vencer a final da Libertadores em 29 de outubro de 2022. Onde esse dia está entre os melhores da sua carreira?
Foi uma das melhores páginas da minha carreira. Veio inesperadamente. Passei praticamente toda a minha carreira na Europa, cresci como jogador lá. Nunca foi minha intenção voltar ao Brasil. De repente, tudo mudou. Aquele dia foi minha segunda final da Libertadores. Consegui ajudar o Flamengo a triunfar e me consagrar no seleto grupo de jogadores que ganharam a Liga dos Campeões e a Libertadores. Se não me engano, há apenas 13, 14, então isso foi realmente especial para mim.
Gabigol, que marcou os dois gols do Flamengo na final da Libertadores em 2019, foi mais uma vez o vencedor da partida naquele jogo. O que você acha dele?
É um grande jogador. Ele é um dos maiores ídolos do Flamengo. Ele nasceu para fazer a melhor coisa que você pode fazer no futebol: marcar gols. Ele adora marcar gols. Ele faz isso em grandes jogos. Espero que ele possa continuar fazendo isso pelo Flamengo por muito, muito tempo.
As seleções europeias venceram nove Mundiais de Clubes consecutivos. O Flamengo pode acabar com a seca da América do Sul?
Espero sinceramente que sim. Primeiro, porém, temos uma semifinal que será muito, muito difícil. Não há dúvida sobre isso. Essas equipes [de fora da Europa e da América do Sul] estão ficando cada vez melhores, então nos preparamos da melhor maneira possível e levamos seu desafio muito a sério. Então a final seria ainda mais difícil. Mas vamos dar tudo de nós.
Você se vestiu de Papai Noel e distribuiu presentes no Natal. Algum dos garotos te pediu o título do Mundial de Clubes?
(Risos) Acho que quase todos eles! Não é apenas o sonho de todas as crianças, mas o sonho de toda a nação do Flamengo de ser campeão mundial novamente. Faz muito tempo para um clube desse tamanho. Posso dizer que estamos pensando nisso todos os dias.
O Real Madrid é o favorito para vencer Marrocos em 2022. O que você acha deles?
Uma das melhores equipas do mundo com um dos melhores treinadores do mundo. Sem dúvida, eles são os grandes favoritos. Eles são os favoritos em todas as competições em que participam por causa de sua história, seu know-how, quão completos eles são e a qualidade de seus jogadores. Mas no futebol tudo pode acontecer. Você viu isso mais uma vez na Copa do Mundo. Os jogos podem ser decididos por pequenos detalhes. Estamos tentando preparar nossas próprias armas da melhor maneira possível para que cheguemos à competição preparados para todas as situações que possamos enfrentar.
O que você acha de Vinicius Junior e Karim Benzema?
Estou extremamente feliz pelo Vinicius, por tudo o que ele está conquistando depois da forma como foi tratado quando chegou à Europa. Muita gente não acreditava nele, no seu futebol. Através da dedicação, trabalho duro e humildade, ele conseguiu provar que é um dos melhores jogadores do mundo. Chegou ao Real Madrid cheio de fome e ambição. Ele estreou pelo time principal. De repente, ele foi colocado na Cantera (equipe juvenil). Teria arruinado alguns jogadores, mas Vinicius abaixou a cabeça, trabalhou muito duro e agora está colhendo os frutos do que plantou.
Quanto a Benzema, ele já foi eleito o melhor jogador do mundo. Ele tem uma qualidade incrível. Ele é um dos melhores atacantes do mundo.
Você está em excelente forma desde que retornou ao Brasil em 2021. Poderia este ser o melhor feitiço da sua carreira?
Eu não sei. Tive momentos em que joguei nas maiores competições do mundo, nos maiores jogos do mundo. Mas ter 35 anos, jogar num dos maiores clubes do planeta, participar nas maiores competições em que este clube pode disputar, é sem dúvida um dos pontos mais altos da minha carreira. Tive a alegria de poder ganhar títulos em todos os clubes em que estive. Sou extremamente grato a todas as pessoas e a todos os clubes que ajudaram a chegar onde eu cheguei. Este é, sem dúvida, um dos momentos mais bonitos da minha carreira.
O que você acha dos torcedores do Flamengo?
A minha contratação pelo Flamengo ficou em dívida com a torcida. Senti o carinho deles antes mesmo de entrar. A nação do Flamengo é de outro mundo. Sem dúvida, todos querem estar em uma posição em que possam trazer felicidade para as massas de pessoas. Ganhar jogos, títulos com este clube é uma sensação incrível. Estou muito feliz por estar no Flamengo.
Por fim, o Flamengo enfrentará o Palmeiras na Supercopa do Brasil no sábado. Você pode nos contar sobre a rivalidade que se desenvolveu entre essas duas equipes?
Acho que é uma rivalidade muito saudável criada pelo sucesso das duas equipes nos últimos anos. Flamengo e Palmeiras vêm brigando pelos maiores troféus do continente. Acho que a rivalidade ajudou os dois clubes a continuarem crescendo e crescendo. O Palmeiras empurra o Flamengo, e nós empurramos o Palmeiras. Ambos os clubes estão constantemente buscando melhorar. É sempre um jogo muito difícil. O Palmeiras tem um time de muita qualidade e um grande treinador. Estamos plenamente conscientes da grande equipe que enfrentamos e estamos nos preparando da melhor maneira possível. Eu realmente espero que vençamos.
Matéria Publicada por fifa.com
Comments